O Verbo é Registrar e o Adjetivo é Oswaldo Forte

Visita Especial de Oswaldo Forte
Editor-Executivo de Fotografia do Jornal O Liberal, Fotojornalista.

ConchitaCafé – É preciso contar uma história para se ter uma boa fotografia ou uma boa fotografia também pode contar uma história ?

Oswaldo Forte – A boa fotografia conta uma história, mas isso não impede que seja complementada por uma legenda ou texto. É comum nos jornais uma matéria ser pautada porque o repórter-fotográfico trouxe uma foto com uma história muito boa.

ConchitaCafé – Como você descreve o fotojornalismo praticado no Brasil? 

Oswaldo Forte – É de primeira linha. Temos profissionais excelentes e até “exportamos” alguns para Europa e Estados Unidos. A diferença é que no Brasil os repórteres-fotográficos são muito pouco respeitados como profissionais.

ConchitaCafé – Em algum momento na trajetória do jornalismo surgiu o questionamento se a fotografia tornar-se-ia um elemento jornalístico. Nesta mesma lógica, quais são as suas considerações sobre a infografia, conceituada como uma articulação lógico-relacional entre informações textuais e icônica, vir a torna-se substituta progressiva do fotojornalismo ?

Oswaldo Forte – Na medida certa, a fotografia e a infografia podem ser complementares e, no meu entendimento,  uma não anula nem substitui a outra. Com o objetivo de dar mais clareza a uma informação, pode-se fazer uso de ambas na edição de uma matéria.

ConchitaCafé  - Quais critérios , predominantemente, orientam seu trabalho como editor de fotografia dos Jornais O Liberal e Amazônia?

Oswaldo Forte – Basicamente eu me baseio em critérios técnicos, estéticos e a carga informativa contida na imagem. A fotografia deve ter exposição, foco e enquadramento corretos,  mas se a informação for muito importante este passa a ser o critério principal para a escolha da foto em detrimento dos outros.

ConchitaCafé – Se, para o fotojornalismo, inventar a realidade seria algo inaceitável, para algumas vertentes da fotografia, como a de arte e parte da documental contemporânea, isso não é um problema. De que forma a arte está presente no seu trabalho?

Oswaldo Forte – Não considero que meu trabalho esteja inserido em  conceitos de arte. Considero arte quando há algum tipo de intervenção do autor na imagem. O que eu faço é registrar; documentar momentos da realidade mantendo um distanciamento e interferindo o mínimo possível nela. 

ConchitaCafé – Quando a foto informa sobre aquilo que registra, mas também argumenta e surpreende sobre aquilo que mostra  ? 

Oswaldo Forte – Todos os dias fotojornalistas deparam-se com situações extraordinárias e surpreendentes, alguns tem a sorte e a competência de registrar o melhor momento do fato outros não.

Nenhum comentário: